segunda-feira, 1 de abril de 2013

Relato De Guilherme Declerque - Ano 2012

Hoje fazem 2 anos que aprendi a jogar xadrez, essa grande arte! Lembro-me como se fosse ontem...
Em razão disso, resolvi esperar 2 MESES para publicar o meu relato do ano inigualável que foi 2012!
Vamos começar...































Em 2012, tantos foram os objetivos, as conquistas, as competições, as vitórias e algumas derrotas, é claro, que considero como aprendizado. Perdendo ou ganhando é preciso saber lidar com isso; é a vida!
Esforço e dedicação não faltaram neste ano.  Mas tenho certeza que não teria conseguido sem a ajuda de uma grande pessoa; EIDER CRUZ.

Foi graças a uma partida pelo facebook (Tentei colocá-la aqui, as estava dando erro. Então deixo disponível para DOWNLOAD) que ele ofereceu ajuda para melhorar meu xadrez, que aceitei! Eider foi meu professor de xadrez. Nas primeiras aulas, lembro-me até agora dele me perguntando: “Guilherme, sabe o que é oposição?”, “Conhece a defesa Eslava?”, “Sabe o que é uma coluna aberta?”, “Sabe o que é fianqueto?” e eu não sabia nada, mas ele me ensinou e não esqueci.




Foi a partir daí que eu comecei a ter noção do que era xadrez, que não bastava só jogar e jogar e jogar (o que eu fazia), pois estudar era fundamental. Então na primeira aula ele levou dois livros (O Xadrez Prático de Capablanca e Xadrez Vitorioso, Estratégias) e fez um programa de estudo, que segui a risca.

Com o fim dessas 2 tarefas, comecei a baixar livros da internet, e foi aí que eu tive o conhecimento das aberturas que é um dos estágios principais do xadrez!Depois de um tempo de aulas, começamos a estudar os finais e focamos os de reis e peões! Fantástico! Fantástico! Fantástico! Assim foram todos os estudos...

Cada vez eu queria aprender mais e mais e mais um pouquinho ainda! Tanto era o foco nessa área que desleixei um pouco dos estudos escolares, mas percebi que deveria conciliar de uma forma que um não afetasse o outro, entretanto, acho que não deu muito certo...
Isso me impulsionou a não desistir, e sempre continuar, buscando novos desafios e objetivos... Grande Eider.

OBRIGADO CAMPEÃO!!! 


Mudando de assunto, não posso esquecer-me das Oficinas. Que claro, foi muito bom!
Quem diria que eu poderia ensinar alguma coisa para alguém, pois é, foi isso que aconteceu! Já não era surpresa pra mim que em 2012, seria um dos monitores da sora Tânia, assim como Bruno e Amanda. Auxiliávamos a sora Tânia durante as aulas da turma AP1 e também nas Oficinas das quintas-feiras á tarde, onde havia crianças do 2° ciclo. Foi muito legal ver as crianças pegando, digamos, o “jeito”!  Obrigado por me dar essa oportunidade sora. Valeu a experiência!

 



TORNEIOS

“O xadrez vai além de medalhas e troféus!”. Frase forte, muito significante. Depois de tantos esforços, vieram os 
resultados:


II TORNEIO RÁPIDO DE VERÃO DE  XADREZ - SOERAL

O jogador da foto é seu Pedro, de 93 anos! Um choque de gerações, o mais velho CONTRA o mais novo. Neste não consegui premiação, ao invés, sexto lugar geral!


XI TORNEIO INTERNACIONAL DE XADREZ CIDADE DE PORTO ALEGRE
Que torneio! 3,5 pontos e vencendo a minha categoria isolado...




         IV TORNEIO ABERTO DC NAVEGANTES


Com certeza foi um dos meus melhores torneios. Venci um grande jogador, Antônio Benevenga. Fundador do IXC, o melhor Servidor de Xadrez Brasileiro. Com certeza foi esta vitória que me garantiu ser campeão.



COPA QI DE XADREZ ESCOLAR 2012
 Vice-campeão. Na terceira rodada, errei na partida e fui derrotado! Mas consegui me classificar para a Final!


COPA QI 2012 - FINAL
Quase todas as cidades do estado presentes. Então o nível enxadrístico de cada um era forte. Teria sido campeão se eu não me atrapalhasse em razão de pouco tempo restante de partida...
Terceiro lugar!


XII ESTUDANTIL PAQUETÁ ESPORTES - ADIDAS 2012

Puxa, esse sim me deixou imensamente feliz! Depois de minha participação nas Olimpíadas, adquiri rating CBX! Nesse torneio, o meu era o maior rating. Todas as partidas joguei na mesa 1 e na última partida fui derrotado (novamente por nervosismo pela falta de tempo) pelo Ian Schiling, o que me deixou com a segunda colocação.


E nos torneios escolares do MXC, tive um ótimo aproveitamento. Fui campeão de minha categoria em todas as etapas que joguei, também tive surpresas, como Abias Jacobsen (Ô gurizinho que joga bem...) Quase perco na primeira etapa. Mas tiveram outras e ele me ganhou! Tudo bem, tudo bem. Perder faz parte. Ah, estou esquecendo de uma coisa... ☻ claro, claro... ONCOSINSOS 2012. Forte competição que me deu a oportunidade de jogar com fortes jogadores...

II ETAPA

III ETAPA
V ETAPA
                                      
VI ETAPA

ONCOSINOS





Jogos Escolares Municipais

Para encerrar definitivamente o ano, participamos do JEM 2013.
Neste não ganhei, fiquei com a honrosa 2ª colocação, mas fico feliz pelo Bruno campeão, que aliás está se saindo muito bem nos torneios! Cada vez mais se superando! Ponho fé em tí e na Amanda, para representarem o nosso estado nos Jogos Escolares da Juventude!


◄OLIMPÍADAS ESCOLARES BRASILEIRAS 2012►
Este ano não teve KASPAROV, pelo contrário, algo melhor.
Mas a nossa ida á Minas para representar o RS, teve bastante repercussão.
Fomos entrevistados muitas vezes, o que me deixa extremamente feliz!

Em agosto, por coincidência no mesmo dia se completavam três anos do falecimento de minha avó, eu disputava uma das competições mais importantes de toda a minha, senão a mais!

A competição tinha como objetivo classificar dois jogadores (um menino e uma menina), para representar o nosso estado em Minas Gerais. Fiquei sabendo dessa disputa um dia antes e não confiava em minha capacidade de vencer. Pelo menos no começo...

Ganhei a 1ª partida, ok. Ganhei a 2ª, a 3ª e pensei que a partir daí seria o meu máximo, que pararia por aí. Venci a 4ª, então a confiança aumentou!  Enfim, muito nervoso, cheguei á disputa pelo título de campeão...  Pensava ´´Meu Deus me ajuda. Por favor, por favor.´´ - mais confiante que nunca. 

Tinha que manter a calma, mas não dava diante da pressão! Quando consegui a vantagem de uma peça, no meio jogo, meu coração acelerou muito, mas muito mesmo. Foi então que meu adversário anunciou sua desistência e eu mal podia acreditar...

CAMPEÃO! Fiquei tão feliz que demorou pelo menos 2 dias para cair a ficha de que eu representaria o Rio Grande do Sul, que foi uma de minhas primeiras competições a nível estadual e havia sido o ganhador!
Foi muita emoção, realmente! Foi a 1ª vez que viajei de avião e a primeira vez que saí do RS! 

Lá em Poços de Caldas, INCRÍVEL! A hospedagem, o lugar, maravilhosos! Um hotel fazenda enorme e belo, rico de flora e fauna!

Consegui bons resultados; 10º lugar no Masculino e, no Blitz (misto) 7º lugar, vencendo a campeã de 2011, Vanessa Rodrigues e o campeão deste mesmo ano, Ricardo Villalba! Para mim foram excelentes resultados! Para uma competição a nível nacional, até que fui bem!

Recebendo a medalha de campeão do atual presidente do MXC, José Rabuske.



Um pouco antes da decolagem
lindo, lindo, lindo!


momentos depois da tocha ser acesa.



Atletas do xadrez

O quarto da hospedagem


Técnica e atletas do Badminton


Momentos de descontração


Na sala das partdas.

Na primeira rodada do Blitz contra o atual campeão, Alisson Muniz.
Com a atleta Sarah Menezes, atleta com medalha de ouro nas Olimpíadas  de 2012, no JUDÔ!

2013 será melhor ainda... Tenho certeza. Tomara que eu conquiste muito mais.
Me desejem sorte!
Abraço.

3 comentários:

  1. Guilherme, para mim é uma felicidade enorme poder te ajudar. Sei muito bem o quanto tu gosta e o quanto tu te esforçou para se tornar forte nesse jogo, arte, ciência que é o xadrez. Tens muito a conquistar ainda, tenho certeza que é só o começo. Para isso precisas estudar muito, tanto xadrez, quanto as matérias escolares - os dois são indissociáveis. A coisa mais triste que tem é um jogador de xadrez que só sabe jogar xadrez na vida. Temos que ser campeões dentro e fora do tabuleiro. Parabéns por tudo até agora e força nessa caminhada! abraços!

    ResponderExcluir
  2. Grande Eider, sempre com palavras sábias... Me orgulho muito de você fazer parte dessa caminhada. De pleno acordo com tudo que falaste, CAMPEÃO!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Gui, concordo plenamente com as palavras de nosso amigo Eider e fico muito feliz de saber que ele concorda comigo quanto a teus estudos. Portanto reveja tua posição quanto a fazeres uma faculdade. Uma profissão é tudo na vida de uma pessoa. Realizado profissionalmente nada impedirá teu sucesso!

    ResponderExcluir

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima