quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Barão e o Aldeão

Conta-se a história de um vaidoso barão alemão que incomodava os aldeões de sua localidade obrigando-os a jogar com ele e gabando-se de ser o melhor jogador do país.
Um dia chegou a aldeia um jovem estudante que tivera ocasião de praticar xadrez com fortes jogadores em Viena. Ao inteirar-se das humilhantes derrotas que o barão infringia aos seus antigos camaradas da aldeia, acertou com ele uma partida a fim de vingá-los.
Chegado o dia da partida, toda a população se concentrou para assistir o jogo. Antes de começar, o barão orgulhoso ofereceu uma peça de vantagem ao seu oponente, o que foi rejeitado.
O aldeão, com as peças brancas, iniciou o jogo:


1. Cc3
O barão sorriu ligeiramente e replicou:


1. ...  e5  2. Cf3
- Mas, filho, não sabe que primeiro se deve abrir o jogo com os peões centrais? Perguntou o barão.


2. ...  d6  3. d4
Tenho tempo para mover meus peões centrais, não se preocupe por mim e siga jogando, replicou o aldeão.


3. ...  Cc6  4. d5  Cce7  5. e4  f5  6. Bg5
Isto é um erro,não está vendo que este bispo terá de bater em retirada?, perguntou o barão.


6. ...  h6  7. Bh4  g5
- Não observou o que eu disse? Agora o bispo está perdido!, exclamou o barão.


8. Cxe5  
Você joga com muita precipitação, jovem. Agora perderá também o cavalo, disse o barão.


8. ...  dxe5
Bem, agora vou lhe dar um pequeno xeque, disse o aldeão.


9. Dh5+  Rd7  10. Bxg5
- Bravo, jovem, olhando bem, você não joga tão mal, só perdeu uma peça.



10. ...  Bg7  11. Bb5+  Rd6  12. Be3  f4
Longe, muito longe com seu bispo, observou o barão.


13. Bxf4
Ah! Se você me presenteia com outra peça, eu a tomo.


13. ...  exf4  14. e5+
O semblante do barão começou a mudar, e ele replicou:
- Você tem muita sorte.


14. ...  Rc5  15. Ca4+  Rxb5
- Obrigado. Outra peça para mim disse o barão.


16. De2+  Rxa4
- Mas você está louco? Não vê que não lhe sobram peças para matar meu rei?


17. Dc4+
- Darei mate com a ajuda de meus pobres peões, respondeu o aldeão.


17. ...  Ra5  18. b4+  Ra4  19. Db3+  Rb5  20. a4+
- Que calor horrível faz hoje, disse o barão com uma expressão sombria.


20. ...  Rb6  21. a5+  Rb5  22. c4+  Ra6  23. b5 mate
Depois dessa humilhante derrota, o barão não voltou a jogar uma partida pelo resto de sua vida!

Um comentário:

  1. Mais uma vez Guilherme quero registrar tua dedicação ao nosso Blog. Estou muito feliz com as últimas publicações e divulgarei agora mesmo nossos horários de Oficina para este ano! Segue assim e que teu caminho seja cada vez mais iluminado!!

    ResponderExcluir

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima