O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial. No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez foi instituído o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez. O Brasil (Estado de São Paulo) tem um Dia do Jogador de Xadrez. De fato, através da Lei nº 5.095, de 12 de Maio de 1986, foi instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.
De fato, não há um consenco de quando é o Dia do Enxadrista no resto do país e no mundo.
Já nos EUA, em 1976, o Presidente Gerald Ford declarou 9 de outubro como "Dia Nacional do Xadrez".
De fato existem 4 (quatro) dias distintos, aos quais são atribuídos ao “dia do enxadrista”, são eles:31 de maio (internacional); 12 de junho (SP, Lei Estadual nº 5.095, 12/05/86); 19 de novembro (dia do nascimento de Capablanca) e 17 de agosto (I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez).
O mais curioso em relação as datas apresentadas é que, falta encorajar o dia do Enxadrista. Mas, em qual data? Claro que deveria haver um trabalho de pesquisa, discussão e consenso para que uma data fosse firmada no cenário nacional e devidamente justificada. Quem poderia suscitar, apoiar ou provocar esta discussão? Os enxadristas, a própria Confederação Brasileira de Xadrez, os Legisladores e etc. Enquanto todos dormem sobre o assunto, deixamos de comemorar o Dia do Enxadrista. Os Clubes de Xadrez municipais, federações e a sociedade precisam participar destas discussões e promover este dia com torneios, campeonatos, programações culturais, educacionais sobre o xadrez em suas cidades e comunidades.
Caissa é a “Deusa Padroeira” dos xadrezistas. Ela foi criada em 1763 por Sir William Jones num poema intitulado Caissa. Inspirado por de Scacchia Ludus (na imagem), o poema relata a história da invenção do xadrez por Marte.
|
O XADREZ, COMO O LIVRO, É UM DOS MELHORES COLABORADORES DA CIVILIZAÇÃO:ELE EDUCA OS NERVOS, ABRE OS HORIZONTES DA INTUIÇÃO, FORTALECE O RACIOCÍNIO, DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO; FAZ FINALMENTE, VIVER COM O ESPIRITO, DISTANCIANDO O HOMEM DA ANIMALIDADE, FAZENDO DELE, JUNTO AO TABULEIRO, UMA ESPÉCIE DE DEUS SILENCIOSO PONDO EM MOVIMENTO UM MUNDO MINÚSCULO E GRACIOSO. (FÉLIX BOCAYUVA)
- Início
- Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012 12 a 14 anos
- Alunos Na Folha De São Paulo
- Histórico oficinas de xadrez
- Xadrez Escola Fátima no Correio Do Povo
- Xadrez Escola Fátima na Band
- Xadrez Escola Fátima No Patrola
- Entrevista Para o Patrola
- O Padrinho Do Xadrez De Nossa Escola
- Xadrez Escola Fátima Na TVE
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Dia Do Enxadrista!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Contribuição de nosso amigo Aragão!
ResponderExcluir