sexta-feira, 6 de abril de 2012

Olhares Fixos e Sacudidelas

Tamanhas são as paixões despertadas pelo xadrez que, ocasionalmente, algum jogador quebra as regras para vencer. Mas muito mais comum que as fraudes são as "artimanhas para vencer".
Essa é a arte de perturbar o adversário, porém, dentro das regras do jogo. Em 1561, Ruy Lopez, um dos melhores jogadores da época, sugeriu posicionar o tabuleiro de modo que a luz do sol ofuscasse seu adversário!



COMPORTAMENTO ANTIESPORTIVO?
Uma tática comum é o jogador desenvolver certos maneirismos exagerados em frente ao tabuleiro.
Você pode reconhecer os seguintes tipos:

O espancador de peças atira uma peça bem no coração do exército do adversário, normalmente para desviar a atenção dele de outro local do tabuleiro.

O careteiro lança um olhar preocupado para a jogada do adversário, seguido de uma resposta rápida e um sorriso divertido.

O encarador é mais intimidante. O olhar fixo do campeão mundial Mikhail Tal enervou tanto um adversário, que este rebateu usando óculos escuros espelhados.

O sacudidor de mesa pode ser igualmente perturbador. É difícil se concentrar direito quando as peças estão balançando!
Tigran Petrosian usou essa tática contra Viktor Korchnoi em 1977. Korchnoi pediu para el parar, mas Petrosian desligou seu aparelho auditivo. Korchnoi retrucou com um chute por baixo da mesa. Para o jogo seguinte foi colocada uma divisória sob a mesa.



ULTRAPASSANDO OS LIMITES
A partida de xadrez que inspirou as maiores artimanhas foi a final do Campeonato Mundial de 1978, entre Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi. Sob tais circunstâncias politicamente carregadas, era impossível não haver uma enorme tensão durante o campeonato.



JOGOS MENTAIS
O parapsicólogo russo, Dr. Vladimir Zukhar, sentou na 1ª fila da platéia, olhando fixamente para Korchnoi durante todo o jogo.
Um dos membros da delegação de Korchnoi contra-atacou a possibilidade de uma interferência mental desleal: entregou ao Dr. Zukhar um exemplar do romance Arquipélago Gulag e sentou atrás dele durante o jogo, cutucando-o com a ponta de uma caneta.

Deixe registrado que Karpov ganhou o jogo!

2 comentários:

  1. Isso ja aconteceu com algum de vcs??? sem ofender!

    ResponderExcluir
  2. Isso ja aconteceu com algum d vcs??? sem ofender!

    ResponderExcluir

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima